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Alinhamento

O alinhamento de direção é o ajuste da posição das rodas na suspensão para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veículo puxe a direção para um dos lados e que haja desgaste irregular dos pneus.

Mas, quando o alinhamento deve ser conferido?
– A cada troca de pneus;
– Quando os pneus apresentarem desgaste irregular;
– Quando o veículo puxar para um dos lados;
– A cada 10.000 km rodados, por ocasião do rodízio e balanceamento;
– Caso haja a substituição de alguns dos componentes da suspensão, como os amortecedores, por exemplo.

 

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Balanceamento

O balanceamento é uma técnica de equilíbrio do conjunto de roda/pneu, por meio da aplicação de contrapesos fixados na roda. O balanceamento é fundamental para a conservação do pneu, já que impacta diretamente em seu desgaste irregular.

Então fique atento quando:

– Trocar um ou mais pneus;
– Sentir trepidação no veículo;
– Consertar o pneu;
– A cada 5.000 km rodados seja feito balanceamento no veículo.

 

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Cambagem

Cambagem (Camber):
O camber é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, em relação a um plano vertical. A cambagem pode ser positiva ou negativa. A cambagem excessiva provoca um desgaste mais acentuado no ombro do pneu. Se o camber for positivo, o desgaste será no ombro externo; se for negativo, o desgaste será no ombro interno do pneu.

Cambagem

Função:
A função do Camber é distribuir o peso do veículo sobre a banda de rodagem dos pneus de maneira uniforme, evitando desgaste irregular dos mesmos. Desgaste excessivo nos “ombros” dos pneus são geralmente atribuídos a regulagens incorretas de Camber.

Função da Cambagem

Camber Negativo:
Ocasiona desgaste prematuro no ombro interno do pneu. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a extremidade do eixo da roda gerando um efeito de alavanca que causa instabilidade vertical e fadiga, tanto no eixo quanto nos demais componentes da suspensão.

Cambagem Negativa

Camber Positivo:
Ocasiona desgaste prematuro no ombro externo do pneus. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a parte interna do eixo da roda, diminuindo o efeito de alavanca consequentemente aumentando a estabilidade vertical do veículo.

Cambagem Positiva

Camber Desigual:
Quando não houver especificações do fabricante, deve-se tolerar uma diferença máxima de ½ graus de Camber lado a lado. O veículo tende a “puxar para o lado da roda que estiver com o ajuste de Camber mais positivo.

Cambagem Desigual

 

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Caster

Caster, é o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino mestre ou braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade direcional do veículo. Pouco ou nenhum caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu.

O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e prematuro da banda de rodagem do pneu.

Positivo: quando a inclinação do eixo de giro é para a frente

Negativo: quando a inclinação do eixo de giro é para traz

Zero: quando o eixo de giro esta na vertical

Função:
Proporcionar estabilidade direcional. O caster quando positivo, projetando para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo. Com isso, as rodas tendem a manter-se alinhadas para frente impondo ao veículo uma trajetória em linha reta. O caster apesar de ser um ângulo crítico para o controle do veículo, não influência no desgaste dos pneus.

Os efeitos de um Caster fora das especificações são os seguintes:

Quando insuficiente:
• Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade
• Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade

Quando excessivo:
• Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade
• Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade
• Pode causar vibrações laterais em alta velocidade

Diferente lado a lado:
• Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas em freagens violentas.
• A máxima diferença permissível lado a lado é de ½ grau.

 

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Higienização do Ar Condicionado

Embora não interfira no funcionamento do veículo, a substituição periódica do filtro do ar-condicionado é fundamental para boa qualidade do ar dentro da cabine de passageiros.

“O acúmulo de fungos e bactérias pode provocar ou acentuar problemas de alergia ou doenças respiratórias”

Filtros sujos são nocivos à saúde. O acúmulo de fungos e bactérias pode provocar ou acentuar problemas de alergia ou doenças respiratórias. Fumantes e pessoas que vivem em cidades com alto índice de poluição, como São Paulo e São José dos Campos, devem ficar ainda mais atentas.

A manutenção preventiva do sistema de ar-condicionado do veículo prevê a troca do filtro de cabine todos os anos ou a cada 15 mil quilômetros, além da troca de correia do compressor, aos 40 mil quilômetros.

 

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Injeção Eletrônica

O sistema de injeção eletrônica encontrado em praticamente todos os carros modernos, foi criado para substituir o carburador. O sistema é responsável por alimentar o motor de combustível, o novo modelo de alimentação é mais eficaz do que o antigo por ter um controle maior para injetar combustível, sendo assim mais econômico também. O sistema eletrônico controla de uma maneira mais sistêmica a mistura de ar e combustível do motor, garantindo assim um maior desempenho.

Vários sensores em pontos estratégicos do sistema são responsáveis por fazerem a leitura das informações gravadas em sua memória para constatar se há algo de errado. Os sensores já são programados de fábrica para fazerem uma leitura sistemática para certificar que o sistema está funcionando de acordo. Esse procedimento de checagem é continuo, sendo realizado várias vezes por minuto, todo esse diagnóstico é possível através dos dados informados pela central eletrônica de injeção.

Importância da revisão periódica do sistema de injeção

A revisão da injeção eletrônica é importante para que o sistema funcione de maneira adequada, visto que as peças que fazem parte do sistema de injeção tem um custo muito mais alto do que as do sistema carburado. Cabo de velas e velas com defeito também podem afetar o desempenho do sistema de injeção e provocar defeito em peças mais caras.

Um dos principais sinais de que o sistema de injeção está passando por problemas é quando o motor começa a apresentar falhas, demorando a dar a partida. As marchas também podem apresentar problemas, principalmente quando estiver em marcha lenta, em que será possível também sentir uma considerável perda de potência no carro.

Manter a revisão periódica em dia, de acordo com as especificações técnicas do manual do proprietário é uma medida preventiva para evitar que ocorram esses tipos de problema. No manual constam todas as informações sobre a periodicidade em que os bicos injetores, válvulas e velas devem ser limpos e quando o filtro de combustível deverá ser substituído.

Manutenção e cuidados com a injeção eletrônica

  • Limpeza dos bicos injetores a cada 20 mil km
  • Faça as revisões em oficinas especializadas em injeção
  • Evite ficar bombeando o acelerador
  • Fique atento às informações do painel de bordo
  • Evite andar com o tanque na reserva

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Revisão Mecânica

É recomendado fazer a manutenção preventiva de acordo com as normas estipuladas pelo fabricante ou, ao menos, a cada 10 mil quilômetros. Na vistoria, são conferidas as condições gerais do carro (kit de embreagem, coxins do câmbio e do motor, sistema de injeção, de arrefecimento, correias, freios e equipamentos de segurança) e efetuada a troca de óleo, filtros de ar e de combustível (se for flex).

Hoje em dia, com a mistura de álcool na gasolina os bicos injetores necessitam de limpeza mais constante.

A revisão mecânica inclui a checagem dos seguintes ítens:
• Sistema de injeção – velas
• Correias
• Tensionadores
• Filtros de ar, óleo e combustível
• Kit de embreagem, coxins do câmbio e do motor
• Sistema de arrefecimento

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Sistema de Freios

O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, sendo projetado para dar o máximo de rendimento com um mínimo de manutenção.

O uso contínuo dos freios durante um período resulta no desgaste natural de alguns de seus componentes. Por isso, é de extrema importância para a segurança dos passageiros verificar o estado dos discos, pastilhas e o nível do fluído de freio, em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo ou, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros.

Tenha cuidado na escolha correta do fluído. A aplicação de um fluído não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando a segurança em risco.

A revisão do Centro Automotivo Byemolas inclui a inspeção dos seguintes itens:
• Pastilhas
• Disco
• Cilindro
• Tambor
• Patim
• Fluído de freio
• Flexíveis

 

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Troca de Óleo

No Centro Automotivo Byemolas,  realizamos o serviço de troca de óleo do motor seguindo as especificações recomendadas pelo fabricante do veículo.

Quando deve ser realizada a troca de óleo do motor?

– Obedecendo as recomendações e a quilometragem indicadas pelo fabricante do veículo para a substituição do óleo do motor;
– Quando o veículo rodar pouco é recomendável que o óleo seja trocado a cada seis meses;
– Quando o veículo roda frequentemente enfrentando congestionamentos nos centros urbanos ou em estradas poeirentas.

Dicas:

– Verifique frequentemente os níveis do óleo no motor;
– Não utilize o veiculo com o óleo vencido, porque reduz a vida útil do motor provocando o desgaste excessivo de suas peças e engrenagens;
– O nível do óleo no motor deverá estar sempre entre o mínimo e o máximo indicados na vareta de medição;
– Faça a troca dos filtros de óleo e de ar obedecendo às recomendações indicadas pelo fabricante do veículo;
– Tenha cuidado ao completar constantemente o óleo do motor ao invés de trocá-lo. O funcionamento do motor gera resíduos que se acumulam e contaminam o óleo, acelerando o desgaste do motor e diminuindo a sua vida útil.
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